´ Médicos do Mundo (MdM) socorre as vítimas do Haiti - Os melhores emails encaminhados pela net fora

Adsense

BeruBy

English French German Spain Italian Dutch Russian Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

18 janeiro 2010

Médicos do Mundo (MdM) socorre as vítimas do Haiti

medicos do mundo haitiEm virtude do violento sismo de Grau 7, que assolou na tarde de 12 de Janeiro o Haiti, a Rede Internacional de Médicos do Mundo mobilizou equipas de saúde para socorrer as vítimas da catástrofe.

O grau de devastação em Port-au-Prince é impressionante. Segundo os observadores no terreno estima-se que cerca de 3 milhões de pessoas foram directamente afectadas pelo terramoto e que haja mais de 100 mil mortos, milhares de feridos e dezenas de edifícios destruídos.

Milhares de pessoas estão desaparecidas e muitas estão presas dentro dos destroços dos edifícios, sem tratamentos ou medicamentos, à espera de assistência médica.

O Haiti é o país mais pobre do Mundo de todo o hemisfério ocidental, com 80 por cento da população a sobreviver com menos de dois dólares por dia. São escassos os recursos naturais e as infra-estruturas sanitárias já eram precárias antes do terramoto. Anualmente, o Haiti sofre as consequências dos sistemas tropicais e furacões que se formam ao largo das Caraíbas.

O terramoto do dia 12 de Janeiro de 2010 provocou destruição de estruturas hospitalares, desconhecendo-se até agora a verdadeira extensão dos danos. Prevê-se que a curto prazo na área de Port-au-Prince milhões de pessoas terão dificuldade de acesso à água potável e saneamento básico, que originará um crescente risco de epidemias. Milhares de pessoas abandonam o Haiti perante a falta de hospitais e socorro.

A informação que se começa a ter do terreno indica que, para além da capital, há cidades limítrofes que também foram atingidas e que estão ainda mais desprovidas de meios de assistência. A assistência humanitária também se tornará crucial a curto prazo.

As delegações da Rede Internacional de Médicos do Mundo, França, Suíça e Canadá já se encontram no terreno e preparam-se para reforçar as suas equipas, que neste momento, integram médicos, cirurgiões, enfermeiros, logísticos, etc. Estão a mobilizar recursos para o envio de 40 toneladas de material (veículos de todo-o-terreno, equipamentos logísticos e médicos).

A delegação portuguesa de MdM irá juntar-se a partir de agora a este empenho da Rede Internacional de MdM, de forma a tornar mais eficiente e rápida a sua intervenção. Integraremos as equipas de avaliação das necessidades, no terreno, assim como mobilizaremos recursos para a constituição de equipas médicas e de enfermagem, que possam reforçar a intervenção a nível da capital e arredores.

Toda a ajuda imediata é fundamental e Médicos do Mundo está preparada para esta intervenção humanitária.

As contribuições podem ser realizadas através do seguinte NIB:

BPI - 0010 0000 4411 088 000 143

Para mais informações, contacte:

Médicos do Mundo
Rosa Pereira - Departamento de Comunicação, Eventos e Marketing
Dr. João Blasques de Oliveira - Director de Assistência Humanitária
Tel. 21.361.95.22 / Tm. 96 38 92 871


Lutamos contra todas as doenças, até mesmo a injustiça...
___________________________________________________________________________________________

Médicos do Mundo
www.medicosdomundo.pt

MdM é uma Organização Não Governamental de ajuda humanitária e cooperação para o desenvolvimento, sem filiação partidária ou religiosa. Em Portugal, a organização foi fundada em 1999, fazendo hoje parte da Rede Internacional Médicos do Mundo, constituída por 14 delegações (Argentina, Alemanha, Bélgica, Canadá, Espanha, França, Grécia, Itália, Japão, Países Baixos, Portugal, Reino Unido, Suécia e Suíça).

Partilha com os teus amigos

Fav This With Technorati Add To Del.icio.us Digg This Add To Reddit Add To Facebook Add To Yahoo

ganha dinheiro fácil
Blog Widget by LinkWithin

Adsense fundo

 

Últimos emails adicionados

Emails mais vistos

Flutuante social

Estatisticas do blog

Os melhores emails encaminhados pela net fora | Copyright © 2009 Community is Designed by Bie Converted To Community Galleria by Cool Tricks N Tips | Politica de Privacidade